Faleceu Regina Pinto Lopes, coordenadora da Associação Coimbra Mais Futuro
Faleceu hoje Regina Maria Pinto Lopes. Com 59 anos de idade, era coordenadora da Associação de Desenvolvimento Local (Grupo de Ação Local) Coimbra Mais Futuro.
A sua morte repentina foi motivo de consternação entre a comunidade do mundo rural, que reconhece o trabalho realizado por Regina Pinto Lopes na defesa dos territórios agrícolas em desenvolvimento e na candidatura a financiamentos de obras estruturantes, de que é exemplo a empreitada do canal adutor dos campos do rio Pranto, como sublinhou o presidente do Município de Soure, Mário Jorge Nunes, desabafando que sem o seu empenho “não teríamos avançado”. O autarca referia-se ao período em que Regina Pinto Lopes foi chefe de gabinete do ministro da Agricultura, Capoulas Santos, no primeiro governo de António Costa.
Ana Souto de Matos, coordenadora da Dueceira destacou as mais de três décadas de amizade, tendo recordado a sua atividade neste setor, que começou na ADICES – Associação de Desenvolvimento Local de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela. Por sua vez, o presidente da direção do Coimbra Mais Futuro, Nelson Lopes, lamentou o seu falecimento prematuro, após nove anos nas fileiras da respetiva associação, como exemplo de “trabalho incansável na defesa do mundo rural, sendo uma profissional esforçada”.
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através do seu presidente José Manuel Silva, lamentou o súbito falecimento: “Pessoal e institucionalmente, lamento profundamente a morte de Regina Pinto e manifesto sentidas condolências e total solidariedade à família e aos amigos perante esta inusitada perda”, refere o autarca. “Será sempre lembrada pela sua permanente e extraordinária dedicação e alegria no trabalho e como uma lutadora sem tréguas na área do desenvolvimento local e do associativismo, especialmente na defesa da região de Coimbra”, acrescenta José Manuel Silva.
Havia assumido recentemente as funções de secretária-geral do recente Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra. Foi ainda cofundadora da Federação Minha Terra (Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local), na qual desempenhou o cargo de presidente da direção e, atualmente, da assembleia geral.
Integrou a Comissão de Acompanhamento do Mais Centro, Conselho Regional do Centro da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e Grupo de Trabalho da Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente do Centro.
O seu funeral realiza-se amanhã às 14H30 da Igreja de São José, em Coimbra, para o Complexo Funerário em Taveiro.