Areal urbano vai encolher 80 metros em dois anos
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai proceder à transposição de três milhões de metros cúbicos de areia, entre 2024 e 2025, o chamado “big shot”, de Norte para Sul da barra da Figueira da Foz. Mas o sistema mecânico permanente (bypass) só deverá ser instalado dentro de 10 anos.
Segundo Nelson Silva, quadro superior da APA, está em consulta pública o Estudo de Impacte Ambiental para a recarga das praias do Sul do concelho com três milhões de metros cúbicos de areia, retirados do mar, na margem Norte. De acordo com o estudo, adiantou, o areal urbano vai encolher, “em 2024, 2025, 80 metros”.
Por sua vez, o bypass, que segundo Nelson Silva será instalado dentro de “oito, nove, 10 anos”, proporcionará uma redução de “300 metros, ou mais”, do areal. Neste momento, a largura média ultrapassa os 500 metros.
Boas notícias para quem quer voltar a ver o mar perto da cidade. Contudo, o prazo apontado por aquele responsável da APA para a instalação do sistema mecânico permanente de transposição de areia, do Norte para o Sul da barra, apesar de ter ressalvado que a agência do Estado irá tentar encurtá-lo, gerou desagrado junto de quem o ouvia, incluindo o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes.
Notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de 30/06/2023


