GeralMiranda do Corvo

Miranda do Corvo: “Alta taxa de empregabilidade em comparação com a restante região e com o país”

31 de às 08h37
0 comentário(s)

DB/Foto de Pedro Ramos

Quais são os pontos que destaca da Expo Miranda deste ano?

A edição 2023 da Expo Miranda apresenta um cartaz com artistas de referência, na linha do que tem vindo a ser preparado nos anos anteriores, mas também com muitos outros artistas locais e contemplando uma zona de djs. Isto na componente de animação, mas temos muito mais. São cerca de 100 expositores, sejam de empresas ou entidades, de que se destacam as associações, com umaposição muito forte na vertente de gastronomia, assumindo-se como uma mostra de atividades deste concelho.
Assim sejam favoráveis as condições climatéricas para este período de 1 a 4 junho, tenho a certeza de que irá constituir mais um sucesso.

A Expo Miranda é já uma marca deste território. Concorda?

É um certame que faz parte da vida das pessoas. Esta é a 31.ª edição, mas a feira já se realiza há 33 anos, apenas interrompida pelos anos da pandemia. Há aqui um aspeto relevante: é o esforço financeiro que a câmara tem feito nas cinco ou seis últimas edições, de forma a garantir que a entrada é gratuita, o que possibilita às famílias de mais baixos rendimentos usufruírem do certame e assistir aos concertos, o que é ainda mais importante atendendo aos tempos em que vivemos.

Numa perspetiva mais formal , como vai decorrer a sessão solene de Dia do Município?

A sessão solene será presidida pelo secretário de Estado das Autarquias Locais e do Ordenamento do Território, Carlos Miguel, a quem transmitirei uma palavra de agradecimento pelo esforço que tem sido feito pelo Governo no dossiê da transferência de competências, por ter sido resolvido o desequilíbrio que havia no pacote financeiro que estava associado e que já está resolvido. Há apenas aqui a área da saúde, em que, efetivamente, registamos algum défice no volume de verbas transferidas. Depois serão atribuídos votos de louvor e medalhas de mérito municipal, principalmente aos funcionários, mas também às escolas e jardins de infância e às empresas que receberam o galardão PME Excelência.

Como descreve o atual tecido empresarial do concelho?

O tecido empresarial é forte e está representado em toda a sua diversidade na Expo Miranda, nos seus vários ramos de atividade e contando ainda com o Clube de Empresários de Miranda do Corvo.
Não havendo uma grande empresa instalada no concelho, que assegure o emprego de centenas de trabalhadores, o tecido empresarial é muito diversificado e ajustado à realidade local. A prova disso é a alta taxa de empregabilidade em comparação com a restante região e com o país.
Para isso também contribui a componente das instituições de solidariedade social, o chamado 3.º setor, que se traduz em muitos postos de trabalho.

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Geral

Miranda do Corvo