Geralopiniao

Opinião: ECOSIA. O motor de pesquisa que planta árvores e promove a biodiversidade

08 de às 10h03
0 comentário(s)

A comunidade Ecosia.org é uma Organização não Governamental, criada em 2009 na Alemanha que, baseada em princípios sociais e ambientais, tem como objetivo promover a plantação de árvores e a regeneração de ecossistemas.
Ao definir o ECOSIA como motor de pesquisa, estamos a garantir que por cada 50 pesquisas efetuadas, uma árvore é plantada. A quantidade de árvores que ajudamos a plantar está sempre indicada no canto superior direito do browser e, portanto, temos sempre a possibilidade de, em tempo real, acompanhar o nosso contributo.
A forma de carregar o ECOSIA como o nosso motor de pesquisa, conforme o browser utilizado, encontra-se descrito em https://ecosia.helpscoutdocs.com/article/384-use-ecosia-on-desktop.
Desde a semana passada que passei a utilizar esta ferramenta ambiental e já lá vão 4 árvores plantadas e, continua a contar.
Mas como funciona de facto? Ao pesquisarmos por algo na internet com o motor de pesquisa Ecosia, cada pesquisa vai gerar uma remuneração e 80% dessa remuneração vai ser utilizada para a plantação de árvores em locais ou territórios que necessitam de ser reflorestados ou intervencionados do ponto de vista da conservacionista.
Utilizado já por mais de 20 milhões de utilizadores em todo o mundo, no momento em que escrevo este artigo foram já plantadas pela ECOSIA.ORG mais de 175 milhões de árvores por todo o mundo, apoiando a reflorestação, a qualidade de vida das populações, a biodiversidade, a captura de carbono e muitas das vezes auxiliando a curto e a médio prazo a economia das populações locais.
A ECOSIA não planta árvores aleatoriamente, planta-as com base em projetos específicos, em territórios que por algum motivo necessitam de ser reflorestados ou mitigados do ponto de vista de conservação da natureza, sempre com base em princípios científicos identificados por um conjunto de especialistas ou por necessidades específicas identificadas por comunidades locais ou ONG’s, em todo o mundo. Antes, durante e após as plantações as equipas da comunidade ECOSIA, trabalham com as comunidades locais e posteriormente monitorizam o crescimento das árvores e o desenvolvimento do projeto através da utilização de imagens de satélite e visitas de campo.
Países como França, Tailândia, Filipinas, Camarões, Nigéria, Guatemala, México, Sudão, Indonésia, Brasil, Burkina Faso, Gana, Reino Unido, Costa do Marfim, Canadá, Senegal, Etiópia, Uganda, Ruanda, Bolívia, Estados Unidos da América, Colômbia, Perú, Nicarágua, Austrália, Haiti, India, Quénia, Madagáscar, Marrocos, Tanzânia e Espanha, são já exemplos vivos do trabalho colaborativo da ECOSIA.
No Gana, por exemplo e desde 2017 a ECOSIA já plantou 1,3 milhões de árvores restaurando cerca de 760 hectares, através dos projetos Tree Aid e Eco Restore. O projeto Tree Aid consiste em repor ao longo do Rio Daka, a norte do Gana, centenas de árvores que para além de fornecerem alimento à população aí residente, ajudam a restaurar o nível de água superficial evitando a erosão do solo que havia acelerado, devido a anteriores desmatações. Por outro lado, na região nordeste do Gana desenvolve-se o projeto Eco Restore, onde estão a ser plantadas árvores autóctones que fornecem alimento à população ao mesmo tempo que se recupera a biodiversidade naquela área territorial.
Na Austrália o ECOSIA já plantou cerca de 100 mil árvores na região de Byron Bay, desde os devastadores incêndios de 2020 e das desmatações a que esta área foi sujeita antes desses incêndios. A plantação de mais de 100 espécies autóctones promove a biodiversidade, o sequestro de carbono, tornando a área mais resistente a futuros incêndios.
No Sudão, desde 2020, também já foram plantadas cerca de 450 mil árvores que produzem a goma arábica. Para além de ajudarem a mitigar a seca e a desertificação, estas árvores, aumentam o rendimento das famílias sudanesas que delas extraem a goma arábica, produto natural que é frequentemente utilizada como espessante e estabilizante para vários alimentos e no fabrico de colas.
Estes são alguns dos exemplos das dezenas e dezenas que já se podem acompanhar no site ECOSIA, no seu Blog ou nas redes sociais da comunidade ECOSIA, como seja no facebook, instagram, twitter e youtube.
Esta comunidade é uma organização sem fins lucrativos, que por questões de transparência publica mensalmente relatórios financeiros dando conta do valor das doações e dos resultados sociais e ambientais atingidos em cada projeto.
A ECOSIA é também uma empresa com certificação B Corporation (B-Lab). Uma empresa B-Lab é uma empresa cujo modelo de negócio tem como objetivo principal o progresso social e ambiental da comunidade.
Assim, penso ser relevante que cada um de nós, bem como as autoridades locais, regionais e nacionais e o sector privado instalem esta ferramenta ecológica de pesquisa nos browsers, para que desta forma contribuam para a reflorestação e operacionalização de projetos de conservação da natureza em vastas áreas do mundo, trazendo assim benefícios sociais e ambientais ao Planeta.
Chegados aqui, seria interessante que as Autarquias Locais, em conjunto ou individualmente, aderissem à comunidade ECOSIA, com projetos específicos que promovessem a reflorestação e a biodiversidade, como por exemplo, em territórios percorridos por incêndios, em territórios ribeirinhos descaracterizados, ou em áreas onde apenas resta alguma vegetação autóctone do Portugal Atlântico e Mediterrâneo, que importa preservar e dinamizar, fazendo-as crescer em área.
Concluo, citando a Dr.ª Jane Goodall, primatologista e antropóloga inglesa, considerada mundialmente a maior estudiosa de chimpanzés selvagens, que afirma “Plantar árvores com o ECOSIA torna o mundo um lugar melhor – para as comunidades locais, chimpanzés e para todos nós”. Falando de Jane Goodall, não posso deixar de aconselhar a visualização de vários documentários sobre esta cientista, que se podem encontrar no youtube ou em plataformas de streaming.

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Geral

opiniao